|
de10-18 DEZ 2018
localLisboa
porOIM

FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA SOBRE A MIGRAÇÃO

Inspirar, Informar, Transformar e Promover a Inclusão. É com este lema que a OIM (Agência das Nações Unidas para as Migrações) organiza a 3ª edição do Festival Internacional de Cinema sobre a Migração.

A entrada é gratuita e sujeita à lotação do espaço.
Os bilhetes devem ser levantados à entrada no Teatro São Luiz.


Programa

10 de dezembro – Teatro São Luiz

14:00 // Início da sessão com The Merger (99 min – filme com legendas em português)

Um famoso ex-jogador de futebol é persuadido a treinar a equipa local na sua pequena cidade natal na Austrália. Para ultrapassar as dificuldades e trazer novo ânimo, o treinador decide recrutar refugiados para a equipa. Com resultados hilariantes, acaba por conduzir a sua comunidade numa jornada de mudança. Cómico e profundamente comovente, the Merger apresenta personagens adoráveis que conseguem trazer leveza a uma questão complexa.


10 de dezembro – Teatro São Luiz

18:00 // Abertura de Portas - Feira de artesanato e comida do mundo
19:00 // Início da Sessão com Walk on the Tight Rope (95 min – filme com legendas em inglês)

Walk on the Tight Rope é um documentário alemão que oferece uma visão marcante do processo de pedido de asilo na Alemanha. Somos convidados a acompanhar a jornada de diferentes requerentes de asilo - do complexo sistema burocrático às dificuldades e ambiguidades morais sentidas por aqueles que tomam decisões que sabem ter um impacto profundo na vida destas pessoas. No final do filme, o espectador irá questionar as suas noções de perseguição, verdade, medo, asilo e até da natureza da compaixão.


18 de dezembro – Teatro São Luiz

18:00 // Abertura de Portas - Feira de artesanato e comida do mundo
19:00 // Início da Sessão com Delta, Back to Shores (75 min – filme com legendas em inglês)

Deltas, Back to Shores retrata as jornadas de Ibrahim, um jovem senegalês que vive e trabalha de forma irregular em Marrocos; e Agostinho, um pescador português de 57 anos, que planeia emigrar para a Holanda devido às dificuldades económicas sentidas em Portugal. Os dois homens enfrentam decisões difíceis sobre qual o caminho a seguir, entre a casa e o desconhecido. O filme toca os muitos fatores emocionais e práticos que influenciam estas decisões.


No final de cada documentário será promovida uma conversa informal com migrantes e refugiados.

Esta iniciativa é organizada em Portugal pela OIM em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e o Alto Comissariado para as Migrações.