|
a10 ABR 2019
localLisboa
porFórum da Sociedade Civil para os ODS

MESA REDONDA: O PAPEL DA UE NA CONCRETIZAÇÃO DE UM DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

As organizações que integram o Fórum da Sociedade Civil para os ODS organizam o evento “Mesa Redonda: O Papel da UE na Concretização de um Desenvolvimento Sustentável”, a realizar-se no próximo dia 10 de abril das 14h30 às 16h30, na Fundação Cidade de Lisboa.
A Mesa Redonda contará com intervenções de membros das listas candidatas às eleições europeias de maio de 2019, em representação de diferentes partidos nacionais, e terá um espaço dedicado para perguntas e debate com os participantes.

As eleições europeias de maio de 2019 ocorrem num momento conturbado do velho continente. Ao longo dos últimos anos assistimos a uma ascensão preocupante de extremismos, populismos e intolerância em vários Estados membros da União Europeia. Paralelemente, o espaço da sociedade civil tem sido progressivamente restringido em vários países, um pouco por toda a Europa. A pressão sobre os direitos humanos e as liberdades fundamentais no mundo é notória colocando em causa conquistas que demoraram décadas a ser conseguidas.

O Fórum da Sociedade Civil para os ODS pretende proporcionar este espaço de reflexão e debate porque considera que estas eleições constituem uma oportunidade para contribuirmos em conjunto para o reforço do processo democrático, mobilizando os cidadãos e cidadãs em torno de uma visão partilhada do que pretendem para as suas vidas e para o futuro de Portugal e da Europa.

A entrada é livre, mas sujeita a inscrição obrigatória através deste link.

Este evento é realiza-se no âmbito do projeto Europa no Mundo. – por um Europa Sustentável para Todos e Todas.

 

O Fórum da Sociedade Civil para os ODS

O Fórum da Sociedade Civil para os ODS é composto por redes e plataformas nacionais que representam OSC nacionais que trabalham em diferentes áreas e que têm nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável uma base comum de trabalho e colaboração. Este Fórum é um espaço de reflexão crítica sobre a Agenda 2030 e um instrumento de divulgação de atividades relacionadas com os ODS, promoção de parcerias e interligação com outras entidades, públicas, privadas, não-governamentais e da Academia.

O Fórum da Sociedade Civil para os ODS é composto pelas seguintes organizações: 
Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local;
Conselho Nacional de Juventude;
Minha Terra – Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local;
CPADA - Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente;
Conselho Internacional de Museus;
Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres;  
Plataforma Portuguesa das ONGD.