|
de22-26 JUL 2019
localLisboa
porVários

INTERNATIONAL SUMMER SCHOOL “COMMUNITY-BASED SOCIO-ENVIRONMENTAL PLANNING: NATURAL RESOURCES AND SUSTAINABLE TOURISM

Encontra-se aberto o período de pré-inscrição na International Summer School “Community-based Socio-environmental Planning: Natural Resources and Sustainable Tourism”, com organização do SOCIUS - Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações (CSG – Investigação em Ciências Sociais e Gestão do ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão) e coordenação de Ana Rita Sampaio (SOCIUS/CSG, ISEG).

O curso terá lugar no ISEG, desde 22 a 26 de julho de 2019, das 10h às 17h00.

O currículo deste curso é baseado em análise de casos práticos, com o objetivo de desenvolver competências sólidas, um pensamento crítico e inovador, e conhecimento sobre planeamento e gestão sócio-ambiental.

No que diz respeito às metodologias de aprendizagem, haverá vídeos temáticos, exercícios de trabalho em grupo, bem como a análise de estudos de caso que promovam uma discussão informal, embora crítica, entre os/as participantes.

O curso pretende responder à crescente procura de profissionais que sejam capazes de fazer face aos desafios colocados pela gestão sócio-ambiental dos territórios, incluindo a participação dos vários atores e a articulação de parcerias estratégicas.

É um curso intensivo, com uma forte componente prática (learning-by-doing) que visa promover a discussão crítica dos principais princípios do planeamento estratégico sócio-ambiental, dos impactos relacionados com o desenvolvimento de atividades económicas, bem como desenvolver competências para a elaboração de projetos inovadores geradores de valor ambiental, social e económico. Inclui áreas pouco exploradas na gestão tradicional, tais como a avaliação de fatores de vulnerabilidade e resiliência dos territórios, planeamento participativo, empoderamento da comunidade e comunicação para a sustentabilidade. Oferece, ainda, uma ótima oportunidade para a partilha de experiências e networking.

Esta Escola de Verão Internacional terá lugar no ISEG, desde 22 a 26 de julho de 2019, das 10h às 17h00.


OBJECTIVOS
 Compreender o conceito de desenvolvimento territorial integrado com base nos princípios dos objectivos de desenvolvimento sustentável e da Agenda 2030.
 Discutir e analisar criticamente conceitos-chave relacionados com planeamento e gestão sócio-ambiental e participativa;
 Analisar fatores de vulnerabilidade e resiliência dos territórios;
 Avaliar e monitorizar a sustentabilidade dos territórios;
 Desenvolver projetos com valor ambiental, social e económico;
 Construir técnicas de comunicação integrada relacionadas com a sustentabilidade;
 Aplicar métodos de análise e gestão socio-ambiental dos territórios.


PROGRAMA
O Curso tem um total de 30 horas, integrando 5 módulos:

 Módulo 1: Avaliação da Sustentabilidade dos territórios (6 horas, 22 de Julho)
 Módulo 2: Participação pública e empoderamento da comunidade para Turismo sustentável (6 horas, 23 de julho)
 Módulo 3: Programas de Educação Ambiental + Sustentabilidade (6 horas, 24 de julho)
 Módulo 4: Comunicação e Reporte da Sustentabilidade (6 horas, 25 de julho)
 Módulo 5: Implementação e Monitorização Estratégica (6 horas, 26 de julho)


EQUIPA DE FORMAÇÃO
Ana Rita Sampaio:
Engenheira do Ambiente. Especialista em Turismo Sustentável e Gestão Ambiental há mais de 15 anos. Investigadora do SOCIUS/CSG, ISEG, Ulisboa. Diretora na Change2Eco.

Andrée de Ridder Vieira:
Bióloga. Especialista em Gestão Ambiental. Educadora e consultora em Estratégias de Educação, Comunicação, Empreendedorismo e Sustentabilidade há cerca de 30 anos. Presidente do Instituto Supereco.
 

INSCRIÇÕES
 Early Bird para o curso completo (30 horas): 15% de desconto com inscrição a realizar até 5 de julho.
 Inscrição com 20% de desconto para o curso completo (30 horas): estudantes e desempregados até ao término do período de inscrições.
 Taxa de inscrição por módulo (6 horas): 160 euros
 Taxa de inscrição para o curso completo (30 horas): 800 euros
 As inscrições encerram no dia 17 de julho de 2019.

Em caso de interesse, formalize a sua pré-inscrição, enviando ao cuidado de Ana Rita Sampaio (anaritasampaio@socius.iseg.ulisboa.pt), os seguintes dados:
 Detalhes (nome, email, ocupação, instituição, país);
 Motivação para se inscrever no curso;
 Os módulos em que pretende inscrever ou o curso completo (total 30 horas).

Programa e mais informações.