|
newsletter N. 72
Março 2017
UE - OSC: RUMO A UMA PARCERIA MAIS EFICAZ?

O RELATÓRIO “TOWARDS A MORE EFFECTIVE PARTNERSHIP WITH CIVIL SOCIETY” ANALISA O APOIO DAS DELEGAÇÕES DA UNIÃO EUROPEIA À SOCIEDADE CIVIL NOS PAÍSES PARCEIROS E APRESENTA RECOMENDAÇÕES QUE VISAM A MELHORIA DAS PARCERIAS, DO DIÁLOGO E DA COORDENAÇÃO ENTRE AS DELEGAÇÕES E ESTADOS-MEMBRO DA UE E AS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL.

MIGRAÇÕES, FRONTEIRAS E DESENVOLVIMENTO EM DEBATE NA REVISTA DA PLATAFORMA

DIARIAMENTE MORREM PESSOAS A TENTAR ATRAVESSAR O MEDITERRÂNEO, A ARRISCAR NOVAS (E CADA VEZ MAIS PERIGOSAS) ROTAS PARA CHEGAREM A UM LUGAR SEGURO. TODOS OS ANOS SE ATINGEM NOVOS RECORDES DE DESLOCADOS, TORNANDO-SE UM TEMA TÃO RECORRENTE QUE CORRE O RISCO DE DESAPARECER DOS NOTICIÁRIOS TELEVISIVOS E DAS PRIMEIRAS PÁGINAS DOS JORNAIS.

O DRAMA PERSISTE E AFIGURA-SE CADA VEZ MAIS COMPLEXO E, NESTE SENTIDO, DEDICAMOS ESTA EDIÇÃO DA REVISTA AO TEMA DAS MIGRAÇÕES, FRONTEIRAS E DESENVOLVIMENTO. PARA TAL CONTAMOS COM OS CONTRIBUTOS DE UM CONJUNTO MUITO DIVERSIFICADO DE PESSOAS QUE PENSAM SOBRE O TEMA OU QUE TÊM PARTICIPADO EM ACÇÕES DE APOIO A REFUGIADOS E MIGRANTES.

INVESTIGAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO

CONCURSO DA FCG E DO CAMÕES, IP. VISA APOIAR A SISTEMATIZAÇÃO CIENTÍFICA DE DADOS DE PROJECTOS.

OS RISCOS DA ROTA MIGRATÓRIA DO NORTE DE ÁFRICA PARA A EUROPA

O RELATÓRIO “A DEADLY JOURNEY FOR CHILDREN: THE CENTRAL MEDITERRANEAN MIGRANT ROUTE” APRESENTA UMA ANÁLISE AOS ENORMES RISCOS QUE AS CRIANÇAS REFUGIADAS E MIGRANTES ENFRENTAM QUANDO FAZEM A VIAGEM DA ÁFRICA SUBSARIANA POR MAR ATÉ ITÁLIA. 

CETA: PARLAMENTO EUROPEU NÃO OUVE OS CIDADÃOS E CIDADÃS

APESAR DAS PREOCUPAÇÕES MANIFESTADAS POR 3,5 MILHÕES DE CIDADÃOS E CIDADÃS EUROPEUS, A MAIORIA DOS DEPUTADOS(AS) DO PARLAMENTO EUROPEU VOTOU A FAVOR DO ACORDO DE COMERCIO LIVRE.