porPlataforma ONGD
fontePlataforma ONGD
a 01 MAI 2017

Educação para o Desenvolvimento e/ou Educação para a Cidadania Global?

O evento "Educação para o Desenvolvimento e/ou Educação para a Cidadania Global? Debatendo conceitos", iniciativa do Grupo de Trabalho de Educação para o Desenvolvimento (GTED) da Plataforma Portuguesa das ONGD, teve lugar no passado dia 18 de Abril no Auditório do Instituto do Camões, IP.

Este debate assumiu-se como um espaço de reflexão e diálogo sobre os actuais desafios conceptuais relacionados com a utilização dos conceitos de Educação para o Desenvolvimento (ED) e Educação para a Cidadania Global (ECG). A opção pela ED e ECG, enquanto conceitos em discussão, prendeu-se com o facto de serem os quadros conceptuais mais utilizados em Portugal.

Neste sentido, a reflexão e diálogo entre diferentes actores que trabalham nestas áreas contribuiu para clarificar os seus múltiplos significados, bem como os contextos em que são empregues e reproduzidos. Foi ainda possível recolher contributos para o novo quadro de referência da ED em Portugal e estimular o debate futuro sobre estes temas.

O painel de debate sobre os conceitos contou com as intervenções de La Salete Coelho, ESE-IPVC que explorou a “Utilização dos conceitos no contexto europeu: contributos do projecto «Global Schools»”, de Cecília Fonseca, Investigadora, que apresentou algumas questões sobre a  ED e a ECG a partir de diferentes visões do Desenvolvimento, e de Sérgio Guimarães, Camões, I.P., que apresentou as implicações institucionais do recurso aos conceitos. A estas intervenções seguiu-se uma discussão em plenário com todo os presentes.

Na parte da tarde, o Grupo de Trabalho de Educação para o Desenvolvimento (GTED) da Plataforma Portuguesa das ONGD realizou uma acção de reflexão interna tendo como base os contributos do debate, reflexão que se vai prolongar ao longo deste ano.