porCésar Neto
fontePlataforma ONGD
a 07 NOV 2017

A Comunicação em Organizações da Sociedade civil: Conhecimento e Reconhecimento

A Plataforma Portuguesa das ONGD, em colaboração com a Escola Superior de Comunicação Social - Instituto Politécnico de Lisboa, organizou no passado dia 3 de Novembro o Encontro A Comunicação em Organizações da Sociedade civil: Conhecimento e Reconhecimento.

Uma sala cheia assistiu ao evento de encerramento de um projecto desenvolvido em parceria entre a Plataforma Portuguesa das ONGD e a Escola Superior de Comunicação Social – IPL que teve como principais objectivos a capacitação das OSC na área da Comunicação e dos estudantes de comunicação na área da comunicação em OSC.

No âmbito deste projecto foram desenvolvidas várias actividades conjuntas, e, para assinalar o final deste, dinamizou-se um encontro que contou com a apresentação dos resultados do trabalho de investigação sobre “A Comunicação em OSC: do conhecimento ao reconhecimento”, o lançamento do livro Comunicação e Organizações da Sociedade Civil: conhecimento e reconhecimento e uma masterclass com Caroline Sugg (BBC Media Action).

A Importância do trabalho em parceria entre Sociedade Civil e Ensino Superior

A sessão de abertura, moderada pela Professora Ana Raposo, contou com as intervenções de Rita Leote, Directora Executiva da Plataforma, António Torres, Técnico Superior da Divisão de Apoio à Sociedade Civil do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., e do Presidente da ESCS-IPL, o Professor Jorge Veríssimo.

Em todas as intervenções, realçaram a importância deste tipo de projectos para a capacitação tanto dos estudantes, como dos profissionais das ONGD.

© ESCS

Como entendem as ONGD a gestão da comunicação?

Os resultados do projecto de Investigação sobre “A Comunicação em OSC: do conhecimento ao reconhecimento”1, que já tinham sido apresentados em várias conferências internacionais, serviram de base para uma caracterização do Estado da Arte da comunicação das ONGD portuguesas.

© ESCS

César Neto, Professor na ESCS-IPL e Responsável de Comunicação da Plataforma, apresentou os principais resultados de projecto e algumas recomendações, nomeadamente que “É premente que nas organizações do terceiro sector se entendam os profissionais de comunicação como elementos chave para o sucesso destas organizações enquanto construtores de relações e, muito em especial, enquanto catalisadores das relações comunitárias sejam elas pensadas em Portugal ou em qualquer um dos países de língua portuguesa onde na sua grande maioria as ONGD portuguesas actuam.”

Livro Comunicação e Organizações da Sociedade Civil: conhecimento e reconhecimento

A primeira parte do encontro terminou com a apresentação do livro Comunicação e Organizações da Sociedade Civil: conhecimento e reconhecimento, organizado pela Professora Mafalda Eiró-Gomes. Este manual resultou das necessidades sentidas e demonstradas pelos formandos do Curso Executivo “A «Comunicação» nas Organizações da Sociedade Civil: Conhecimento e Reconhecimento” realizado em 2016.

O livro conta com 6 capítulos da autoria dos formadores deste curso e ainda com os contributos de 6 convidados que escreveram ensaios sobre os temas explorados.

Pode consultar a versão digital do livro aqui.

Masterclass sobre Design Thinking in Health Communication

Um do momentos altos do encontro ficou para o final, a Masterclass “Design Thinking in Health Communication: Fresh Approaches to Maternal and Child Health in Northern India” leccionada por Caroline Sugg, BBC Media Action, e moderada por Mafalda Eiró-Gomes, ESCS-IPL.

© ESCS

O caso apresentado pela oradora Caroline Sugg foi o ponto de partida para uma discussão sobre Comunicação para o Desenvolvimento que contou com a intervenção de vários estudantes e profissionais de ONGD.

1 Projecto de investigação apoiado pelo IPL - Instituto Politécnico de Lisboa no âmbito do concurso para financiamento de Projetos de Investigação, Desenvolvimento, Inovação e Criação Artística- IDI&CA - IPL/2016/COSC-CR_ESCS;