Sobre o projeto

O projeto “Europa no Mundo – Make Europe Sustainable For All”, concretiza uma parceria entre 25 organizações da Sociedade Civil de 15 Estados membros da União Europeia e que conta com o cofinanciamento da Comissão Europeia. Portugal está representado nesta iniciativa pela Plataforma Portuguesa das ONGD e pela CPADA – Confederação Portuguesa das Organizações de Defesa do Ambiente.

Conscientes do papel central que as Organizações da Sociedade Civil (OSC) tiveram, em todo o mundo, durante o processo de construção e aprovação da Agenda 2030 e assumindo de forma clara as suas responsabilidades para que os ODS sejam efetivamente implementados, este projeto pretende atuar em diferentes vertentes (Sensibilização, Influência Política, Monitorização), conjugando esforços para aumentar a eficácia das suas intervenções.
Até junho de 2020, este projeto permitirá promover uma implementação ambiciosa da Agenda 2030, quer pela UE quer pelos seus Estados membros, atuando junto de diferentes públicos e procurando sensibilizar decisores políticos e todos os cidadãos e todas as cidadãs para a sua responsabilidade individual e coletiva na construção de um futuro verdadeiramente sustentável e que efetivamente “não deixe ninguém para trás”!

O objetivo geral do projeto é “promover uma implementação ambiciosa da Agenda 2030 pela e dentro da União Europeia, aumentando substancialmente a sensibilização dos cidadãos e cidadãs da UE, bem como dos seus decisores políticos, relativamente ao papel e responsabilidade individual na construção de um futuro sustentável. Isto é concretizado através de:

1. Criação e Dinamização de uma Rede Europeia da Sociedade Civil que contribua para a implementação dos ODS
2. Criação de redes nacionais da Sociedade Civil que contribuam para a implementação local e global dos ODS
3. Promoção de Ações de Sensibilização sobre os ODS e a Agenda 2030, com diferentes tipos de atividades dirigidas a públicos alvo específicos (Decisores políticos, Opinião Publica em Geral, Media e Jornalistas, etc.) - Ver Campanha sobre combate às Desigualdades e Campanha Agricultura e Alimentação Sustentáveis.
4. Monitorização da implementação da Agenda 2030, a nível nacional e europeu

A nível nacional, este projeto permite dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2014 por um conjunto de Redes e Plataformas (Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local; CPF – Centro Português de Fundações; CGTP-IN, CPADA – Confederação Portuguesa de Associações de Defesa do Ambiente; CNJ – Conselho nacional de Juventude; Minha Terra – Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local; ICOM Portugal; PpDM – Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres; PPONGD - Plataforma Portuguesa das Organizações não Governamentais para o Desenvolvimento), que representam diferentes tipos de organizações e sectores da Sociedade Civil Portuguesa e que teve como principais concretizações:

i) I Fórum de Redes da Sociedade Civil (Fevereiro de 2014);
ii) Consulta Pública sobre a construção da Agenda pós 2015 (Abril a Junho de 2014) – relatório disponível aqui;
iii) Consulta Pública à Sociedade Civil Portuguesa sobre a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (maio de 2016 a abril de 2017) – relatório disponível aqui.

Saiba mais em: https://makeeuropesustainableforall.org/

Financiamento: