Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global

Narrativa de Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global

Preâmbulo

A narrativa de Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global da PPONGD resulta de um processo de reflexão interna que contou com o contributo de várias organizações associadas, assim como de atores de outros setores, recolhidos em momentos de debate públicos. É fundamentada na experiência das organizações participantes, em outras experiências ouvidas durante o processo, bem como em quadros teóricos associados aos conceitos de ED e ECG.

A PPONGD reconhece a herança e conotação de várias das palavras usadas para a construção desta definição e neste sentido, tem também sobre elas uma leitura crítica, em coerência com os princípios de Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global.

Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global: do que falamos e que papel?
A Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global pretende ser um processo de aprendizagem e transformação através da ação individual e/ou colaborativa orientada para a justiça social e o bem comum.
A partir de uma tomada de consciência assente numa interpretação crítica da realidade, a Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global inter-relaciona um tema concreto com as causas das desigualdades onde quer que elas existam.
Nesse sentido, não se atribui à Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global um ou vários temas em particular mas, antes, uma outra forma de analisar a realidade.

Considerando :
● a dignidade humana enquanto valor fundamental;
● a importância de olhar e atuar sobre a raiz dos problemas, à luz dos Direitos Humanos e dos princípios a eles inerentes;
● a cooperação e a solidariedade entre indivíduos, comunidades e povos como essenciais para o bem comum;
● a importância de uma ação continuada no trabalho, com recurso a processos colaborativos entre pessoas e instituições, fundamentais para uma aprendizagem mais rica e para a sustentabilidade das soluções;
● o Desenvolvimento como uma responsabilidade partilhada em que todos têm um papel ativo na construção e consolidação de caminhos para um mundo justo e sustentável;
● a existência de perspetivas que suscitam relações de superioridade e inferioridade entre países, culturas e pessoas e em que as relações desiguais de poder, sistemas e estruturas injustas têm impacto negativo na dignidade humana;
● a existência de contextos de marginalização e discriminação a nível global e o valor das suas experiências, vivências e perspetivas na construção tanto do seu bem-estar societal como do bem comum alargado;
● a aprendizagem ao longo da vida como um espaço de promoção da reflexão crítica, acompanhada de uma ação consciente e coerente para o bem comum e aberta a novos espaços e públicos de atuação.

A Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global tem o papel de :
● promover a tomada de consciência sobre as desigualdades nas relações de poder e no acesso ao bem-estar;
● identificar e desconstruir as narrativas incentivadoras de lógicas políticas e económicas insustentáveis que não atendem ao bem comum contribuindo para percorrer novos caminhos de coesão e equidade social;
● facilitar processos de aprendizagem com base em novas experiências — individuais e coletivas — suscitando a reflexão crítica, a ação, o diálogo e a empatia;
● consciencializar as pessoas para a importância da sua condição intrínseca de sujeitos políticos;
● orientar para a autonomia e responsabilização dos indivíduos e comunidades no que se refere às suas decisões e ações em processos de desenvolvimento;
● construir caminhos e mobilizar para a sustentabilidade ambiental, social, económica e cultural;
● promover processos de influência política junto de diferentes decisores;
● constituir- se como uma ferramenta de transformação social.

Num mundo cada vez mais polarizado e afetado por crises ambientais, sociais e políticas em que os extremismos ganham cada vez mais espaço, ameaçando a paz e a prosperidade das nossas sociedades, acredita-se que a Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global é fundamental para tornar realidade a visão de um mundo justo e sustentável, com dignidade e justiça social para todas as pessoas em todo o lado.

Narrativa de Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global aprovada na 39º Assembleia Geral da Plataforma Portuguesa das ONGD, a 12 de abril de 2018.