GT Ética

O Grupo de Trabalho em Ética foi criado em 2011 e conta neste momento com a participação de 7 organizações: CPR - Conselho Português para os RefugiadosFundação Gonçalo da SilveiraFundação ChampagnatIMVF, Médicos do Mundo, PAR - Respostas Sociais e Rosto Solidário.

O grupo foi criado com o intuito de reflectir sobre as questões éticas relacionadas com a prática das ONGD.

Os objectivos deste grupo passam pela dinamização do debate à volta de um conjunto de questões ligadas à Ética e Responsabilidade Social no trabalho das ONGD, tendo por base práticas e documentos já existentes noutros países. Este debate, para além de poder contribuir para o desenho e implementação de estratégias públicas de comunicação que incorporem os valores e boas práticas definidas internacionalmente sobre o tema, poderá conduzir igualmente à criação de um Código de Conduta das ONGD. Este documento pretenderá formalizar um conjunto de procedimentos e valores que as ONGD devem respeitar no seu trabalho e deverá ser construído através de um processo inclusivo e participativo, de modo a que o resultado final seja um documento em que a generalidade das organizações se revejam.

GT Ética