NEWSLETTER Nº 37 . 18 MAIO 2023
Notícias

II Fórum de Educação para o Desenvolvimento: construção conjunta e compromisso

O II Fórum de Educação para o Desenvolvimento (Fórum ED) decorreu no passado dia 12 de maio, na Fundação Calouste Gulbenkian, subordinado à temática "Processos de aprendizagem sobre o mundo e sobre nós à luz da Educação para o Desenvolvimento". Promovido no âmbito da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2018-2022 (ENED 2018-2022), o evento assinalou o culminar de uma experiência de intervenção de cerca de 12 anos sob a égide de estratégias nacionais de ED. 

ler mais

Liberdade de imprensa: o jornalismo amordaçado na Guiné-Bissau

No mês em que se assinala a Liberdade de Imprensa (3 de Maio) à escala global, há poucas razões de celebração na Guiné-Bissau. Os dados de um inquérito recém-realizado pela AMPROCS e a ACEP a 100 jornalistas guineenses, revelam que 52% dos/as inquiridos/as considera que há muita influência política no exercício da profissão na Guiné-Bissau, com 92% dos/as respondentes a referir que o Governo guineense não está empenhado no combate à violação da liberdade de imprensa.
 

ler mais

O papel singular da Economia Social e Solidária para o Desenvolvimento Sustentável

A ONU aprovou, no passado dia 23 de abril, uma resolução que afirma a centralidade da Economia Social no contexto internacional, reforçando a sua importância na promoção da democracia e da justiça social, bem como na criação de soluções económicas com impacto positivo nas sociedades. A resolução incentiva os países membro a desenvolverem estratégias para promover a criação e o desenvolvimento de entidades da Economia Social e Solidária.

ler mais

Versão preliminar do relatório sobre a Agenda 2030 realça compromisso com ajuda ao desenvolvimento

Em julho de 2023, Portugal vai apresentar, no Fórum Político de Alto Nível das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, o seu segundo Relatório Voluntário Nacional sobre a implementação da Agenda 2030. A versão preliminar do documento conta com vários contributos da Sociedade Civil e destaca vários aspetos importantes, como a promoção de consultas alargadas na construção de políticas públicas e o compromisso com as metas internacionais de APD. 

ler mais
Agenda

29

MAI 2023 A
30 MAI 2023

Encontro “Educação para a Cidadania Global: da conformação à transformação”

LOCAL: VIANA DO CASTELO

saber mais

27

MAI 2023

Painel de cidadãs e cidadãos: Uma economia mais forte e justa para todas e todos

LOCAL: ÉVORA

saber mais

25

MAI 2023

O Papel das Empresas no combate à pobreza

LOCAL: LISBOA

saber mais

22

MAI 2023

Despoletar a Inovação nas Organizações Sociais

LOCAL: LISBOA

saber mais