No momento em que Portugal assume a Presidência do Conselho da União Europeia, a FEC, o IMVF e a CIDSE convidam-no a participar no Ciclo de Webinars “Desenvolvimento Global: Agir ou Reagir? A alimentação que queremos. O planeta que defendemos. As políticas que precisamos.”, que propõe uma reflexão sobre as interdependências e a solidariedade global, num encontro entre decisores políticos e cidadãos, protagonizado pelos jovens.
Numa altura em que o debate a favor da sustentabilidade enche os nossos ecrãs e que o mundo se une em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), raramente se ouve falar da Coerência das Políticas para o Desenvolvimento. Os 3 webinars que vão decorrer nos dias 13 de abril, 21 de maio e 6 de julho, entre as 14h30 e as 16h, são uma oportunidade para pensar e debater sobre como desmontar um discurso e políticas autocentradas e convergir para uma Europa verdadeiramente justa, aberta e solidária.
O primeiro webinar é já no próximo dia 13 de abril e centrar-se-á na Estratégia do Prado ao Prato e no seu contribuito para assegurar um sistema agroalimentar mais inclusivo e digno, sobretudo no seio das comunidades mais vulneráveis dos países em desenvolvimento.
Este webinar terá como convidados o eurodeputado Francisco Guerreiro, 1º vice-presidente da Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural; Joana Rocha Dias, coordenadora da Rede da Sociedade Civil para a Segurança Alimentar e Nutricional na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; e será moderado por Ângela Morgado, Diretora Executiva da Associação Natureza Portugal, em associação com a WWF – World Wildife Fund.
Esta é uma iniciativa do projeto #CoerêncianaPresidência com o cofinanciamento do Camões, I.P. e do Projeto “Por uma Europa aberta, justa e sustentável no mundo – Projeto da Presidência da UE 2020-2022”, financiado pela União Europeia e implementado pela VENRO, a Plataforma Portuguesa das Organizações Não-Governamentais para o Desenvolvimento, a SLOGA e a CONCORD.
Este evento é produzido com o cofinanciamento da União Europeia. Os seus conteúdos são da exclusiva responsabilidade da FEC, do IMVF e da CIDSE e não refletem necessariamente as posições da União Europeia.
Acompanhe o nosso Trabalho.
subscrever newsletter