menu

A Academia do Desenvolvimento é um evento de reflexão, capacitação, e networking, aberto a todas as pessoas e entidades interessadas na Cooperação e Desenvolvimento Internacional. A II edição, sobre o papel da sociedade civil na promoção de um desenvolvimento sustentável e na gestão da crise e da mudança, terá lugar na Fundação Cidade de Lisboa nos dias 25 e 26 de maio de 2022. 

Sendo esta uma iniciativa que pressupõe uma visão multidisciplinar do Desenvolvimento e envolve diferentes intervenientes, apresenta um programa diverso, composto por várias sessões que decorrem em paralelo, tais como mesas de debate, seminários, workshops formativos, tertúlias, entre outros. Cada participante poderá, portanto, selecionar as sessões em que pretende participar de acordo com a sua preferência, e construir o seu próprio programa à medida.   

Consulte o horário dos dois dias, e mais abaixo fique a saber mais sobre os temas e oradores de casa sessão. 

As inscrições decorrerem até dia 18 de maio e encontram-se limitadas ao número de vagas existentes. Para participar basta preencher atentamente o formulário de inscrição aqui. 

Descrição e programa das sessões - Dia 25 de maio


Mesa-Redonda “As ONGD Portuguesas, seus parceiros e o seu papel no Desenvolvimento” | 9h30

O contexto em que vivemos, com mudanças de impacto global e emergência de novas crises, invoca nas Organizações da Sociedade Civil e nos parceiros do Desenvolvimento um sentido de urgência e uma necessidade de resiliência para atuarem da forma mais coerente, eficaz e eficiente possível. O objetivo desta Mesa-Redonda é refletir em torno do papel da Sociedade Civil e dos parceiros do Desenvolvimento num mundo em que as mudanças decorrem a um ritmo acelerado, com impactos imensuráveis a nível político, económico, social e climático. 

  • Iara Pietricovsky de Oliveira, Representante Internacional da ABONG 
  • Eduardo Elba, Secretário-Geral da Federação de Organizações Não Governamentais em São Tomé e Príncipe  
  • Stéphane Laurent, Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral 

Moderação: Ana Patrícia Fonseca, Presidente da Plataforma Portuguesa das ONGD  


Seminário “Contribuições Estratégicas da sociedade civil” | 11h30

Este seminário pretende dar a conhecer como algumas Organizações da Sociedade Civil encontraram diferentes estratégias, ao nível político, institucional e comunicacional, para terem um maior impacto e proporcionar a transformação social. Serão partilhados exemplos de estratégias de organizações de referência internacional. O painel decorrerá em inglês. 

  • Riccardo Roba, Consultor de Advocacy e Policy da CONCORD Europe 
  • Tamryn Lee Fourie, Líder de Impacto e Responsabilidade da CIVICUS 
  • Sarah Strack, Diretora da Forus Internacional 

Moderação: Tomás Nogueira, Técnico de Advocacy da Plataforma Portuguesa das ONGD 
 


Seminário “A Sociedade Civil na promoção da Educação para o Desenvolvimento Sustentável” | 11h30

Qual é o papel da educação e do conhecimento na formação da sociedade que queremos?  Como é que as Organizações da Sociedade Civil devem impulsionar uma educação para o desenvolvimento sustentável, sem deixar ninguém para trás? Partindo da experiência de organizações associadas dos membros do Fórum da Sociedade Civil para os ODS, procurar-se-á refletir sobre estas e outras questões. 

  • Artur Gregório, Presidente da Associação IN LOCO 
  • Sara Vaz, Diretora da Associação Tempo de Mudar / ANIMAR 
  • Joana Bacelar, Departamento Nacional dos ODS do Corpo Nacional de Escutas 

Moderação: Rita Leote, Fórum da Sociedade Civil para os ODS  
 


Workshop Formativo Gestão da Mudança e Crise - parte 1 | 14h30

O workshop “Gestão de Mudança e Crise” tem como objetivo contribuir para a melhoria da capacidade de adaptação das ONGD aos desafios globais e aos contextos de crise. Tem a duração total de 6 horas distribuídas pelas tardes dos dois dias de Academia. Apenas são aceites inscrições de ONGD.  

Facilitador: Graciano Soares, Consultor e Formador na IMA International 

NOTA: Este workshop decorre durante a tarde do dia 25 e do dia 26, sendo que não é possível participar em apenas um dos dias, por isso ao increver-se para este workshop está a inscrever-se para as duas tardes.


Workshop sobre Financiamento para o Desenvolvimento | 14h30

Pretende-se com este workshop formativo apresentar o Quadro Financeiro Multianual 2021-2027 da UE e os programas e oportunidades de financiamento para a Cooperação Internacional, particularmente para as Organizações da Sociedade Civil. 

Facilitadora: Marta Rodrigues, Consultora e Coordenadora de Financiamento Institucional na Oxfam Irlanda


Partners4Development | 14h30

Este evento de networking destina-se a representantes institucionais que procuram criar pontes de conhecimento e diálogo com diferentes atores da Sociedade Civil, de empresas, de municípios, da academia, ou outros, e estabelecer parcerias para o futuro, criar oportunidades de trabalho conjunto, fortalecer a rede de contactos institucionais, etc.  

Moderação: Plataforma Portuguesa das ONGD 


ShareN’Go | 15h30

Nesta sessão, as organizações apresentam  e dão a conhecer ideias, metodologias, publicações, iniciativas e qualquer outro tipo de recurso na área do Desenvolvimento – sejam eles tecnológicos, pedagógicos, audiovisuais ou outros. As pessoas interessadas poderão inscrever-se para apresentar ou apenas para assistir. 

Moderação: Plataforma Portuguesa das ONGD 


Matiné de Histórias | 16h30

Um momento aberto a todos/as que pretendem conhecer vozes do Desenvolvimento e dar palco às suas histórias, as que ficaram por contar, as que nunca nos cansamos de ouvir, as que nos fazem rir ou chorar. São histórias contadas por quem as viveu, enquanto colaboradores de uma ONGD. São histórias de vida e aprendizagem (e existem tantas!). Um convite ao convívio com Pedro Krupenski, Teresa Paiva Couceiro, Paulo Costa, Teresa Tito Morais, Maria Teresinha Tavares, e muitos/as mais amigos/as do Desenvolvimento, com um aperitivo e histórias que inspiram. 

Moderação: Plataforma Portuguesa das ONGD 
 


Descrição e programa das sessões - Dia 26 de maio


Mesa-Redonda Nexo Ação Humanitária - Paz – Desenvolvimento | 9h30

A reflexão sobre as interligações entre a ajuda humanitária de emergência e o Desenvolvimento é essencial para que sejam desenvolvidas abordagens que integrem de forma mais eficaz as respostas a curto e a longo prazo. Assim, e num contexto de perpetuação de crises humanitárias e de surgimento de novas situações de emergência, esta sessão propõe aprofundar o necessário e premente debate sobre o triplo nexo Nexo Ação Humanitária - Paz – Desenvolvimento. O painel decorrerá em inglês. 

  • Daniela Nascimento, Investigadora no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra 
  • Sérgio Guimarães, Chefe de Divisão de Ação Humanitária, Sociedade Civil e Cidadania do Camões I.P. 
  • Maria Groenewald, Diretora da Voice - Voluntary Organisations in Cooperation in Emergencies 

Moderador: João Pereira, Secretário-Geral da Cáritas Portuguesa 
 


​Intervenções em contexto de crise | 11h30

As crises são complexas e não seguem uma linearidade cronológica ou geográfica: existem em contextos muito diferentes, exigindo ao mesmo tempo respostas de segurança, humanitárias e de desenvolvimento. Neste seminário, pretendemos refletir sobre intervenções da sociedade civil em áreas distintas nesses contextos, partindo da apresentação de experiências institucionais diversificadas. 

  • Mónica d’Oliveira Farinha, Presidente do Conselho Português para os Refugiados 
  • João Antunes, Representante da Médicos Sem Fronteiras Portugal 
  • Alexandra Silva, Coordenadora na Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres 

Moderadora: Cármen Maciel, Associação Adventista para o Desenvolvimento, Recursos e Assistência Portugal 


Workshop Formativo Normas Humanitárias de Combate à Covid 19 | 11h30

As ONGD têm sido, nos estados mais frágeis e junto das populações mais vulneráveis, atores fundamentais na resposta aos desafios impostos pela COVID-19. Em situações de insegurança, com o perigo da desinformação e da estigmatização, é importante compreender e aplicar os princípios e as ações essenciais para limitar a propagação do vírus. Este workshop formativo, destinado às Organizações da Sociedade Civil, permitirá dar a conhecer as normas humanitárias de combate à COVID-19 a partir da ferramenta Esfera. 

Facilitadora: Ana Cristina Simões Pinto de Oliveira, Docente na Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve 


Workshop Formativo Gestão da Mudança e Crise - parte 2 | 14h30

O workshop “Gestão de Mudança e Crise” tem como objetivo contribuir para a melhoria da capacidade de adaptação das ONGD aos desafios globais e aos contextos de crise. Tem a duração total de 6 horas distribuídas pelas tardes dos dois dias de Academia. Apenas são aceites inscrições de ONGD.  

Facilitador: Graciano Soares, Consultor e Formador na IMA International 

NOTA: Este workshop decorre durante a tarde do dia 25 e do dia 26, sendo que não é possível participar em apenas um dos dias, por isso ao increver-se para este workshop está a inscrever-se para as duas tardes.


Mesa-Redonda sobre o Setor Privado e Sociedade Civil | 14h30

A sociedade civil e o setor privado têm vindo a dar passos de aproximação, em direção ao diálogo e à cooperação. São cada vez mais os esforços de colaboração por parte do setor empresarial e financeiro e das Organizações da Sociedade Civil (OSC). Como pode o setor privado contribuir de uma forma justa, sustentável e responsável para o Desenvolvimento Sustentável e para a realização da Agenda 2030 em parceria com as organizações da Sociedade Civil? Quais os princípios que deverão nortear estas relações? 

  • Inês Jácome, Área das Multilaterais da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal
  • Ana Ferreira, Chefe da Divisão de Relações Multilaterais do GPEARI - Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais do Ministério das Finanças
  • Vasco Vilela, Administrador Executivo da SOFID
  • João José Fernandes, Diretor Executivo da Oikos – Cooperação e Desenvolvimento 

Moderação: Patrícia Rocha, Diretora Executiva da Fundação Manuel Violante


Seminário "A Cultura e o Desenvolvimento Internacional” | 16h00

O conceito de Cultura, tal como o de Desenvolvimento, têm sido objeto de reflexão contínua. Mas as ligações entre ambos são reconhecidas e de grande importância. É com base nesta interconexão, e tendo presente a multiplicidade de visões que a mesma suscita, que importa refletir sobre o lugar da cultura no desenvolvimento e a importância desta dimensão como um motor do desenvolvimento das sociedades. 

  • Maria Hermínia Cabral, Diretora do Programa Parcerias para o Desenvolvimento da Fundação Calouste Gulbenkian  
  • Miguel de Barros, Diretor executivo da ONG Tiniguena 
  • Fátima Proença, Diretora da ACEP - Associação para a Cooperação Entre os Povos 

Moderação: Clara Cabral, UNESCO - Comissão Nacional da UNESCO, Ministério dos Negócios Estrangeiros 


Acompanhe o nosso Trabalho.

subscrever newsletter