17 de novembro | 15h00 | Fundação Calouste Gulbenkian (Auditório 3)
Vivemos um período de crises interligadas - conflitos, emergência climática, desigualdades, crises económicas e perda de confiança democrática - que restringem o espaço cívico e desafiam as Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento (ONGD).
As ONGD enfrentam o duplo desafio de responder eficazmente a estas crises globais e, ao mesmo tempo, defender e renovar o espaço democrático necessário para promover solidariedade, justiça social e direitos humanos.
Apesar das dificuldades, surgem sinais de esperança e inovação através de novas formas de cooperação e mobilização cidadã, especialmente impulsionadas por jovens, movimentos feministas e comunidades locais.
No ano em que a Plataforma Portuguesa das ONGD comemora quatro décadas de existência, organiza um evento comemorativo durante o qual promoverá um debate sobre o papel e os desafios da sociedade civil na concretização da sua missão, num contexto global marcado por múltiplas crises e transformações. O evento "Entre as Crises e a Esperança: o papel das ONGD no futuro do mundo", a decorrer no dia 17 de novembro, entre as 15h e as 18h na Fundação Calouste Gulbenkian, propõe refletir sobre o futuro das ONGD, abordando estratégias para proteger o espaço cívico e novas alianças e modelos de cooperação internacional.
Mais do que respostas definitivas, pretende-se criar um espaço de diálogo e pensamento crítico para repensar o papel das ONGD na construção de um mundo mais justo, sustentável e solidário.
PROGRAMA
15h00 | Abertura
Presidente da Plataforma Portuguesa das ONGD, Dra. Carla Paiva
Presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian, Professor Doutor António M. Feijó
Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Dr. Paulo Rangel
15h30 | Apresentação do Estudo de Caracterização das Associadas da Plataforma Portuguesa das ONGD
15h40 | Debate sobre o espaço que ocupa a sociedade civil no mundo de hoje e os obstáculos que encontra na concretização da sua missão, num cenário de múltiplas crises
Presidente do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua IP, Embaixadora Florbela Paraíba
Diretora do Escritório de Londres do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), Dra. Mónica Ferro
Diretor Executivo da Global Education Network Europe (GENE), Dr. Liam Wegimont
Coordenador Executivo da JOINT – rede de ONG de Moçambique, Dr. Simão Tila (online)
Presidente da Associação para a Cooperação Entre os Povos, Fátima Proença
Moderação: José Pedro Frazão, jornalista da Rádio Renascença
17h10 | Momento musical e de celebração do 40º aniversário da Plataforma Portuguesa das ONGD: Batucadeiras das Olaias
17h30 | Momento comemorativo do aniversário da Plataforma Portuguesa das ONGD - Corte simbólico do bolo de aniversário
Este evento será gravado e transmitido em streaming - indicação do link em breve.
Participação mediante preenchimento do seguinte formulário de inscrição até 13 de novembro: https://forms.gle/cCz5Xf4JKQXBLWs26. A participação estará sujeita a confirmação, devido a questões relacionadas com a capacidade da sala onde decorrerá o evento.
Com o apoio de
Acompanhe o nosso Trabalho.
subscrever newsletter