menu

No próximo dia 9 de junho de 2021, entre as 10h00 e as 12h00 (GMT+1), realizar-se-á o webinar "A Pandemia  da Dívida: Que Impactos para Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique?" promovido pela ACEP - Associação  para a Cooperação Entre os Povos e pela Plataforma Portuguesa das ONGD, numa iniciativa que conta com o  apoio do Projeto Presidência "Por uma Europa aberta, justa e sustentável no mundo" e da Eurodad. A sessão é aberta a todos os interessados. 

Enquadramento 
A crise pandémica veio exacerbar problemas económicos e sociais já existentes. O aumento do endividamento para fazer face à crise sanitária, social e económica terá impactos muito significativos na próxima década, com a grande transferência de recursos de países devedores para credores externos, recursos estes fundamentais para a recuperação económica e social. Algumas semanas depois da Cimeira sobre o Financiamento das Economias Africanas, onde a dívida foi uma das questões centrais no debate, a ACEP e a Plataforma Portuguesa das ONGD organizam uma sessão sobre o impacto da “pandemia da dívida” nas economias africanas, com especial enfoque para Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique. 

Oradores 
O painel contará com a participação de: 
- Geraldo Martins, Economista e ex-ministro das Finanças da Guiné-Bissau 
- Avelino Bonifácio, Ex-ministro da Economia de Cabo Verde e ex-presidente da Plataforma das ONG's  de Cabo Verde 
- Adriano Nuvunga, Director do Centro para a Democracia e Desenvolvimento em Moçambique 

Breve apresentação  
Rita Leote, Directora Executiva na Plataforma Portuguesa das ONGD e Rita Cavaco, responsável pelo tema da  dívida na ACEP 

Nota Introdutória  
Daniel Munevar, Senior Policy e Advocacy Officer na Eurodad - Apresentação do relatório "Uma Pandemia de  Dívida: Dinâmicas e Implicações da Crise da Dívida de 2020"  

Moderação  
Sónia M. Lourenço, Jornalista no Expresso

O webinar incluirá um momento de Q&A posterior ao debate. 
A sessão decorrerá através da plataforma Zoom, nos idiomas Português e Inglês através de interpretação simultânea. 
A participação neste seminário é gratuita, mas sujeita a inscrição aqui.

Saiba mais.

Acompanhe o nosso Trabalho.

subscrever newsletter