14 jun 2023 Fonte: Vários Temas: Comunicação
O ambiente comunicacional em que vivemos é caracterizado pelo recurso ao sensacionalismo e à personalização das histórias e pelo uso extensivo de imagens e emoções para chamar a atenção dos públicos. Neste contexto, as organizações da sociedade civil, nomeadamente as ONGD, batalham por espaço mediático num “mercado” saturado. Nas organizações que procuram provocar mudança, o trabalho de chamar à atenção dos públicos faz-se também da procura por um “trigger” emocional que permita despertar o interesse, e consequentemente desencadear conscientização e mobilização em torno da causa.
A comunicação baseada na emoção e nas imagens chamativas pode servir de “porta de entrada” para a informação ou conhecimento ou servir como impulso para a ação, mas também pode minar inadvertidamente os esforços para despertar esperança e empatia no público. As narrativas unidimensionais e simplificadas têm tendência a falhar no que respeita a levar o público a uma compreensão mais profunda sobre as questões do desenvolvimento global. Além disso, ao mostrarem apenas um aspeto de uma comunidade ou pessoa, podem perpetuar estereótipos e aumentar as discriminações, ao invés de promover narrativas empoderadoras e baseadas em valores que respeitam as pessoas envolvidas.
As imagens que usamos e histórias que contamos vão criando narrativas sobre o mundo em que vivemos, e têm poder para estabelecer imaginários coletivos que perduram. É por isso é cada vez mais importante refletir sobre a forma como comunicamos e os seus possíveis impactos, tentando contribuir para uma narrativa digna e empoderadora, segundo a qual todos e todas temos um papel a desempenhar para tornar o mundo num lugar melhor.
A Comunidade de Interesse de Comunicação da Plataforma Portuguesa das ONGD organizou, no passado dia 30 de maio, uma sessão sobre estas temáticas, que contou com uma breve apresentação por parte da La Coordinadora de Organizaciones para el Desarrollo sobre o seu trabalho neste âmbito. Na preparação e sequência desta sessão foram encontrados e reunidos recursos que abaixo partilhamos, esperando que possam ajudar no trabalho das ONGD, e fomentar a reflexão:
- Website Comunicacion y Derechos Humanos, criado pela La Coordinadora de Organizaciones para el Desarrollo, que oferece reflexões, recomendações, exercícios práticos, e exemplos de boas práticas na área da Comunicação com enfoque nos Direitos Humanos.
- Dignified Storytelling Handbook é um recurso que auxilia contadores de histórias e organizações a promover e empregar narrativas baseadas no respeito pela dignidade humana.
- Guide to Hope-based Communications, que explica os princípios da comunicação baseada na esperança, uma abordagem pragmática focada na construção do mundo que queremos.
- Reimagining Human Rights é um projeto da Fine Acts em parceria com a Hope-based comms, que disponibiliza conteúdo visual sobre direitos humanos para uso por ativistas e organizações da sociedade civil.
- Ethical guidelines for the collection and use of content (images and stories), é um manual da BOND, com diretrizes sobre os processos de recolha de imagens e entrevistas, bem como a seleção e uso de imagens e histórias, que visam promover as melhores práticas do setor.
- Radi-Aid Research: a study of visual communication in six African countries, é um estudo da Radi-Aid, em colaboração com a Universidade de East Anglia no Reino Unido, que reflete a perspetiva e perceção de pessoas de países africanos recetores de Ajuda Pública ao Desenvolvimento, sobre as campanhas de comunicação de ONGD internacionais e outras organizações de desenvolvimento.
- OverExposed, uma campanha da Chance for Childhood (CFC) que lança um apelo à ação para elevar os padrões e reformular o pensamento sobre a forma como o setor usa imagens e histórias de crianças.
- The illustrative guide to the Dóchas code of conduct on images and messages, um guia adotado pelas organizações membro da Dóchas em 2007 que oferece um conjunto de princípios orientadores para as ONG usarem, ao projetar e implementar estratégias de comunicação pública.
- TedTalk “The danger of a single story” de Chimamanda Ngozi Adichie.