16 set 2022 Fonte: Plataforma Portuguesa das ONGD Temas: Cooperação para o Desenvolvimento
A 15 dias de encerrar o processo de consulta pública da Estratégia da Cooperação Portuguesa 2030 (ECP 2030), a Plataforma Portuguesa das ONGD apela à participação de todas as pessoas interessadas neste importante documento que definirá a linha de ação e as respostas de Portugal aos desafios do Desenvolvimento e da Cooperação Internacional.
Neste processo, conduzido pela Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros, a Plataforma Portuguesa das ONGD regozija-se com a abertura e o diálogo fecundo estabelecido com a tutela, materializado, entre outros momentos, no encontro entre o Sr. Secretário de Estado, Dr. Francisco André, e as ONGD Associadas da Plataforma, no passado dia 26 de agosto.
Ao longo dos últimos dois anos, a Plataforma Portuguesa das ONGD, e as suas ONGD Associadas, têm trabalhado aprofundadamente em torno deste tema, tendo publicado a “Visão da Plataforma Portuguesa das ONGD sobre o futuro da Cooperação Portuguesa”, procurando garantir que as propostas por si formuladas são integradas na ECP 2030, no sentido de potenciar o contributo de Portugal na construção de um mundo justo, equitativo e sustentável.
Reconhecendo a complexidade da discussão, reafirmamos a disponibilidade da sociedade civil para prosseguir, como até aqui, um caminho de diálogo construtivo que possibilite a continuação de um trabalho conjunto na construção da próxima Estratégia da Cooperação Portuguesa 2020.
Confiamos que, também com os nossos contributos, a implementação da Estratégia nos conduza à centralidade: a dignificação da pessoa, através da instituição de políticas justas, coerentes e sustentáveis.
Reiteramos o apelo à participação na consulta pública em: https://www.consultalex.gov.pt/ConsultaPublica_Detail.aspx?Consulta_Id=252
Pela Direção da Plataforma Portuguesa das ONGD
Ana Patrícia Fonseca, Presidente da Direção