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14 set 2023 Fonte: ADRA Temas: Paz e gestão de Conflitos, Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global

Artigo por: ADRA Portugal

Num mundo cada vez mais interligado, tornou-se essencial chamar a atenção da sociedade sobre as questões globais, incentivando as pessoas a serem participantes ativas na criação de um futuro mais justo e sustentável. Por essa razão, o ED-Comunicar: do conhecimento à mobilização, procurou ser um projeto dedicado à promoção da Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global. Com um enfoque específico na sua coleção de estudos "A urgência de ler o mundo", o projeto pretende facilitar uma compreensão mais profunda dos desafios globais e inspirar ações em prol da paz e da justiça. Reforçámos, ao longo de seis temas, a premissa que a mera transmissão de informação não é suficiente; e que é igualmente necessário inspirar à ação e à transformação que promova uma cidadania mais informada e empenhada. 

“A urgência de ler o mundo: Paz”

Dos seis temas de destaque do projeto ED-Comunicar, focamos, neste artigo, o estudo que se debruça sobre a Paz ("A urgência de ler o mundo: Paz"). Este, aborda a urgência de compreender e tratar questões relacionadas com a paz, tornando-o acessível a um público alargado. É sublinhada a importância de observar para os vários conflitos armados, violências e desigualdades que ocorreram ao longo da história e ocorrem nos dias de hoje a par com as tentativas de construção de paz, destacando a forma como uma compreensão abrangente da paz pode contribuir para a harmonia social e o desenvolvimento sustentável.

Numa abordagem interdisciplinar, "A urgência de ler o mundo: Paz" combina conhecimentos de sociologia, psicologia, ciência política e ética. Essa perspetiva holística permite aos leitores compreenderem as complexidades da paz a partir de vários ângulos. Estes, são ainda incentivados a refletirem sobre o seu papel na construção de um mundo mais pacífico, através da leitura de várias narrativas pessoais com as quais podem estabelecer conetividade.

Figura 1. As Ferramentas da Paz Positiva (Ficha (in)formativa: https://adra.org.pt/wp-content/uploads/2023/06/ficha_formativa3_finalcorrigida.pdf)

Por último, o estudo orienta quem o lê para a ação.  Ao contrário do que acontece em muitos estudos académicos mais tradicionais, que se detêm na análise, este estudo propõe um roteiro que interpela cada leitor/a pensar além dos lugares comuns, de forma crítica e considerando como cada um e cada uma de nós podemos contribuir para a paz nas suas comunidades e à escala global. 
O estudo, elaborado segundo “as lentes da EDCG”, relembra a cada capítulo  que estamos a tratar de um conceito multifacetado que procura capacitar cidadãos e cidadãs com os conhecimentos, as competências e as atitudes necessárias para enfrentar eficazmente os desafios globais. 

Vivemos num mundo que se debate com desafios complexos como a pobreza, a desigualdade e as alterações climáticas. Mas, trabalhar no setor do Desenvolvimento é, por si só, um sinal de esperança, na medida em que nos permite utilizar a Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global como uma ferramenta poderosa para promover a empatia e o envolvimento ativo em questões prementes. Ao fazer a ponte entre o conhecimento e a mobilização, o projeto ED-Comunicar, promovido pela ADRA Portugal em parceria com outras Organizações relevantes do sector relembra-nos que a paz não é um sonho distante, mas um esforço coletivo que começa com a educação e a compreensão.

Acompanhe o nosso Trabalho.

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