Fundada em 2004, a APDES - Agência Piaget para o Desenvolvimento – é uma ONGD (Organização Não-Governamental Para o Desenvolvimento) sem fins lucrativos que promove o desenvolvimento integrado.
Visão: Ser um agente de transformação social responsável e participativo, que procura promover a cidadania global e desenvolvimento integrado.
Missão: Através da ação técnica, científica e política, melhorar as condições de vida de pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade.
O objetivo principal da APDES é a realização de intervenções que visem a melhoria do acesso à saúde, emprego e educação de comunidades e públicos em situação de vulnerabilidade, trabalhando para a capacitação de instituições e indivíduos e para o reforço da coesão social. O perfil organizacional da APDES engloba quatro linhas de ação que pautam os projetos desenvolvidos:
- Saúde, Redução de Riscos e Direitos Humanos
- Educação Para a Saúde
- Coesão Social e Trabalho
- Cooperação e Desenvolvimento
Todas as tarefas realizadas respondem a princípios de trabalho bem delineados como sejam a investigação, as metodologias participativas, a intervenção de proximidade, a advocacia, a avaliação e a abordagem transdisciplinar.
Com sede em Vila Nova de Gaia, a APDES desenvolve atividades nesse concelho e em cidades como Porto, Guarda, Setúbal e Lisboa. Desde 2008, internacionalizou o seu campo de ação e organizou diversas iniciativas e projetos em países Europeus, Cabo Verde e Angola - território onde, em agosto de 2014, obtivemos a formalização institucional de entidade internacional autorizada a interveir no país, atribuída pelo Ministério da Justiça e dos Direitos Humanos.
Investigação
Procuramos inteligir os fenómenos com os quais trabalhamos enquanto mecanismo base para uma intervenção cientificamente sustentada. Privilegiamos uma matriz de investigação-ação centrada, por um lado, na compreensão e reflexão crítica sobre a realidade social e, por outro, na intervenção nos processos de mudança.
Advocacy
Pretendemos capacitar e dar voz às populações, promovendo a mobilização social em prol de uma democracia participativa e crítica. Procuramos influenciar as agendas políticas da cidadania e do desenvolvimento territorial, em permanente diálogo com a sociedade civil.
Metodologias participativas
Promovemos o reconhecimento, envolvimento e coresponsabilização dos diferentes atores sociais na condução dos processos de desenvolvimento.
Avaliação
Avaliamos sistematicamente a nossa atuação em termos de desempenho e de impacto, com vista a otimização do trabalho que realizamos.
Intervenção de proximidade
Adotamos intervenções que implicam ativamente as populações e os territórios, atuando nos próprios contextos de vida das pessoas.
Abordagem transdisciplinar
Acreditamos que os fenómenos sociais são tão melhor compreendidos quanto mais amplos e diversificados os prismas de análise. Integramos colaboradores de áreas de saber que se distinguem e complementam como a Psicologia, Sociologia, Serviço Social, Antropologia, Enfermagem, Biologia, Economia e Gestão.
A filiação da APDES em organizações é extensa, sendo membro fundador e integrante de inúmeras redes nacionais e internacionais no âmbito de temáticas como a redução de riscos associada ao consumo de substâncias psicoativas, o trabalho sexual, o acesso ao emprego e os direitos humanos.
Mais em: www.apdes.pt. Para fazer um donativo: https://apdes.pt/donate/donativo/
Introduction in English
Established in 2004, APDES - Agência Piaget para o Desenvolvimento – is a non-profit NGDO (Non-governmental Development Organisation) that promotes the integrated development.
Vision: To be a trustworthy and participatory agent of social change, aiming to promote a global citizenship and integrated development.
Mission: To improve the living conditions of vulnerable people and communities through technical, scientific and political actions.
APDES main goal is to support vulnerable communities and people, in order to improve their access to healthcare services, employment and education. At the same time, we aim to promote the empowerment of institutions and individuals, as well as the reinforcement of social cohesion. The organisational profile of APDES comprehends four lines of intervention that guide the developed projects:
- Health, Harm Reduction and Human Rights;
- Health Education;
- Social Cohesion and Employment;
- Cooperation and Development.
All the tasks carried out follow successfully delineated work principles, such as research, participatory methodologies, outreach intervention, advocacy, assessment and interdisciplinary approach.
Headquartered in Vila Nova de Gaia, APDES develops several activities in this municipality and cities like Porto, Guarda, Setúbal and Lisbon. Since 2008, APDES has internationalised its scope of action and organised several initiatives and projects in European countries, Cape Verde and Angola – a territory where, in August 2014, we were granted with the legal acknowledgment by the Angolan Ministry of Justice and Human Rights.
Values:
Identity – ethics and lifestyle
Humanism; Participation; Outreach; Multidisciplinarity
Skills – know-how
Community intervention; Action-research; Political action
Preferential – social and economic benefits of services/productsCapacity-building of people and organisations; Access to healthcare, employment, education and citizenship
Internal – organisation's modus operandi
Innovation, discussion and experimentation; Personal and professional growth through creative freedom; Solidary and sustainable management
The affiliation of APDES with other organisations is quite extensive; APDES is the founding and constituent member of several national and international networks in the ambit of harm reduction associated with psychoactive drugs use, sex work, access to employment and human rights.
More info: www.apdes.pt. | Make a donation at: https://apdes.pt/donate/donativo/
Países de atuação
Angola
Portugal
Áreas de Atuação
- Cooperação para o Desenvolvimento (CD)
Donativos
- Dinheiro
- Mobiliário
- Outros