38.733850

Fundada em 23 de fevereiro de 1988, em Portugal, a Oikos – Cooperação e Desenvolvimento é uma associação sem fins lucrativos, reconhecida internacionalmente como Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD/INGO).

Trabalhamos com as comunidades de regiões e países mais pobres e vulneráveis, independentemente da sua origem étnica, língua, religião ou geografia.

Acreditamos, acima de tudo, num mundo sem pobreza e injustiça onde o desenvolvimento humano seja equitativo e sustentável à escala local e global.

Desde a Emergência ao Desenvolvimento, passando pela Educação, Mobilização Social e Influência Pública, o trabalho da Oikos estende-se atualmente Portugal, África e América Latina. Desde a fundação há 25 anos, a Oikos já trabalhou nos 5 continentes, em concreto: Angola, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Guiné-Bissau, Haiti, Indonésia, Panamá, Uruguai e Timor-Leste.

Somos cidadãos solidários, com uma consciência clara do papel da cidadania global para a promoção da equidade na erradicação da pobreza extrema e na redução das assimetrias económicas e do conhecimento que caracterizam a realidade mundial.

A nossa atividade encontra-se estruturada em continuum nas áreas da emergência/ação humanitária, desenvolvimento/vida sustentável e mobilização/cidadania global. Através da nossa ação, com os diferentes atores sociais (Comunidades, Governos e Sociedade Civil local, Setor Privado, Academia), partilhamos esforços e responsabilidades e facilitamos soluções para garantir que todas as pessoas usufruam do direito a uma vida digna.

Introduction in English

Founded in Portugal on the 23rd of February 1988, Oikos – Cooperação e Desenvolvimento is a non-profit-making entity internationally recognised as an International Non-governmental Organisation (INGO).

Regardless of any political, financial or religious institutions, we are always available to coordinate our action with public and private entities that share our values, objectives and purpose of eradicating poverty and developing sustainable solutions so that everyone can claim the right to have a dignifying life.

Since 2000, Oikos has Consultative Status for the UN Economic and Social Council (ECOSOC).

Our activity is structured as a continuum in the areas of emergencies/humanitarian action, development/sustainable living and mobilisation/global citizenship. Through our work with the different social actors (Communities, governments and local civil society, Private Sector, Academia), we join forces and share responsibilities with the different social players to facilitate solutions aimed at guaranteeing everyone’s right to live their life with dignity, in the context of a sustainable development.

Our specificity, the operational capacity and achieving sustainable impacts depend on the excellence of network partnerships we promote globally, regionally and locally among citizens, public authorities and private entities.

Since its foundation in 1988, Oikos has worked in several countries in Africa, Latin America and Asia.

Países de atuação

Colômbia

Cuba

El Salvador

Honduras

Moçambique

Nicarágua

Peru

São Tomé e Príncipe

Áreas de Atuação

• Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global (EDCG)
  • Ajuda Humanitária e de Emergência (AHE)
  • Cooperação para o Desenvolvimento (CD)

Áreas Setoriais

• Advocacia Social e Política
  • Agricultura / Desenvolvimento Rural
  • Água e Saneamento
  • Ambiente e alterações climáticas
  • Capacitação institucional / comunitária
  • Cidadania e Participação
  • Coerência das políticas
  • Consumo responsável / Comercio Justo
  • Direitos Humanos
  • Economia solidária / alternativa / Microcrédito
  • Educação e Formação
  • Emprego / Empreendedorismo
  • Género
  • Pobreza e Desigualdades
  • Segurança e Soberania Alimentar

Públicos-Alvo Prioritários

• Jovens
  • Mulheres e Raparigas
  • Agentes de decisão técnica e política (parlamentares, ministros, institutos públicos, partidos, autarquias…)
  • Professores e Formadores
  • Comunidades Locais
  • Produtores agrícolas e artesanais
  • População portuguesa /sociedade em geral
  • Populações/ Grupos Vulneráveis
  • Comunicação Social

Parceiros Prioritários

• Ministérios, Secretarias de Estado e Institutos Públicos
  • Outras entidades Públicas
  • Governos Regionais, Autarquias ou Freguesias
  • Escolas

Donativos

• Dinheiro
  • Livros
  • Medicamentos
  • Mobiliário
  • Roupa
  • 0,5% IRS, Doação de equipamento informático, Material Pedagógico, Merchandising, Presentes solidários, Prestação de serviços probono

Acompanhe o nosso Trabalho.

subscrever newsletter