A Plataforma Portuguesa das ONGD organiza, em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian e apoio do Camões IP, o seminário “Portugal e o Desenvolvimento Global num mundo em mudança”, que decorrerá no dia 11 de maio às 14h30. O evento terá lugar na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, sendo também possível a participação em formato virtual.
A construção da nova Estratégia da Cooperação Portuguesa 2022-2030 acontece num momento particularmente desafiante. A guerra, o aumento das desigualdades entre e dentro dos países, a crise ecológica e tantos outros fenómenos agravados por mais de dois anos de pandemia ameaçam a realização plena da Agenda 2030. Espera-se, por isso, que o enquadramento estratégico definido por Portugal responda a estes e outros desafios, e permita potenciar o contributo do país para um mundo mais justo e sustentável.
Neste contexto, o Seminário “Portugal e o Desenvolvimento Global num mundo em mudança” tem por principal objetivo discutir o futuro da Cooperação Portuguesa num momento de redefinição estratégica determinante para a próxima década. O evento contará com a presença de representantes de organizações da sociedade civil e de parceiros importantes de Portugal. Ao longo da sessão será ainda apresentada a Visão da Plataforma Portuguesa das ONGD sobre o futuro da Cooperação Portuguesa – um documento publicado no final de 2020 e que contempla um conjunto de recomendações destinadas a contribuir para o processo em curso.
O evento realiza-se no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian, a partir das 14h30 do dia 11 de maio, em formato híbrido (presencial/online).
Para participar, deve proceder à inscrição aqui até ao dia 9 de maio, indicando se pretende assistir presencialmente ou remotamente. A participação presencial está limitada às vagas existentes e sujeita a confirmação prévia.
14h30 – Abertura
14h45 – Perspetivas sobre a cooperação para o desenvolvimento em 2022
15h15 – Painel “O contributo da cooperação portuguesa para um mundo justo e sustentável”
Moderação por Bárbara Reis, jornal PÚBLICO
17h15 – Encerramento – Cármen Maciel, Direção da Plataforma Portuguesa das ONGD
Acompanhe o nosso Trabalho.
subscrever newsletter