A afluência de imigrantes e refugiados a Portugal, não sendo um problema novo, continua a colocar desafios à sociedade e particularmente às escolas. Esta questão assumiu maior acuidade na sequência da guerra na Ucrânia e da consequente vaga de refugiados.
Embora se reconheça a existência de um quadro legal orientador da ação, é preciso ter em conta que a inclusão é um processo dinâmico, sujeito a sucessivos ajustamentos dos objetivos, das medidas e das práticas.
Os alunos imigrantes e refugiados acolhidos pelo sistema educativo português, para além do problema do corte com o seu país de origem, são confrontados com uma língua e uma cultura que lhes são estranhas e, por vezes, com eventuais atitudes discriminatórias. Estes alunos enfrentam assinaláveis desafios de integração e apresentam necessidades de vária ordem, nomeadamente, a nível social, emocional e de aprendizagem.
Por outro lado, os professores e outros profissionais envolvidos reconhecem que lhes falta formação adequada para poderem dar uma melhor resposta à diversidade cultural com que são confrontados e às necessidades de todos alunos.
Tendo em conta a complexidade do processo de acolhimento, integração e inclusão dos imigrantes e refugiados, que se agudizou no momento atual, o Conselho Nacional de Educação decidiu promover uma reflexão alargada no sentido de elaborar um conjunto de recomendações que visam contribuir para o desenvolvimento de uma escola inclusiva para todos.
Nesta perspetiva, o webinar sobre “Inclusão de imigrantes e refugiados numa escola para todos”, a realizar no dia 14 de abril a partir das 10h, assume como principais objetivos, identificar e refletir sobre problemas que se colocam a estudantes e profissionais no atual contexto, bem como recolher propostas que possam contribuir para os ultrapassar.
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