26 nov 2018 Fonte: Plataforma ONGD Temas: Cidadania e Participação, Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global, Sociedade Civil
O Plano de Ação da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2018-2022 (ENED) foi assinado por 16 instituições públicas e da sociedade civil no dia 23 de novembro, entre elas a Plataforma Portuguesa das ONGD.
Num mundo cada vez mais polarizado e afetado por crises ambientais, sociais e políticas em que os extremismos ganham cada vez mais espaço, ameaçando a paz e a prosperidade das nossas sociedades, acredita-se que a Educação para o Desenvolvimento é fundamental para tornar realidade a visão de um mundo justo e sustentável, com dignidade e justiça social para todas as pessoas em todo o lado. A nova Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2018-2022 (ENED 2018-2022), aprovada em Conselho de Ministros em 5 de julho de 2018, surge como um reforço da vontade política e da sociedade civil na construção deste mundo.
A ENED 2018-2022 resultou de um profundo trabalho de debate e reflexão promovido por diversas entidades públicas e da sociedade civil, incluindo a Plataforma Portuguesa das ONGD e o seu Grupo de Trabalho Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global, e cria um quadro de referência para a atuação das organizações da sociedade civil e organizações estatais na área da Educação para o Desenvolvimento, no sentido de promover uma educação que tenha em conta os desafios associados à globalização, direitos humanos, paz, alterações climáticas e igualdade de oportunidades.
Deste processo colaborativo resultou também o Plano de Ação da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2018-2022 (ENED 2018-2022), que inclui a identificação de ações específicas de acordo com o definido para cada medida na ENED 2018-2022, e de indicadores e metas para a concretização de cada ação. Entre várias ações de capacitação, de advocacy e influência política, de comunicação, visibilidade e sensibilização, de investigação, de promoção do trabalho colaborativo, este Plano apresenta uma visão aproximada do trabalho que já se tem vindo a desenvolver nesta área e lança novos desafios para os próximos anos a todos os intervenientes nesta área.
A elaboração do Plano de Ação implicou a consulta às Entidades Subescritoras do Plano de Ação, várias reuniões da Comissão de Acompanhamento, diversas revisões da proposta do Plano de Ação, a elaboração do Glossário e das Notas Explicativas pela Comissão de Acompanhamento ENED*.
A assinatura do Protocolo de Colaboração para subscrição do Plano de Ação da Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento 2018-2022 ocorreu na conferência “Building a World of Justice and Solidarity: Global Education in the School System”, no dia 23 de novembro de 2018.
*Constituída pelo Camões, I.P.; Direção-Geral da Educação (DGE); Plataforma Portuguesa das ONGD; CIDAC – Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral em representação do GENE, e com o apoio e facilitação do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra