menu

02 nov 2023 Fonte: Plataforma Portuguesa das ONGD Temas: Advocacia Social e Política, Ajuda Humanitária e de Emergência, Paz e gestão de Conflitos

É com elevada preocupação que a Plataforma Portuguesa das ONGD tem assistido à evolução da situação de guerra no Médio Oriente. Numa altura marcada pelo aumento no número, e na intensidade, de conflitos violentos em várias partes do mundo, é urgente assegurar o fim das hostilidades e implementar um cessar-fogo imediato.

Tal como o Secretário-Geral das Nações Unidas tem repetido incessantemente, é urgente garantir a ajuda humanitária necessária às populações em risco – sobretudo aos milhões de civis encurralados na Faixa de Gaza que enfrentam uma tragédia humanitária –, de acordo com os princípios fundamentais do direito internacional humanitário, que todas as partes envolvidas estão obrigadas a respeitar. Importa também assegurar a libertação imediata, e sem condições, dos civis tornados reféns no passado dia 7 de outubro. 

A intensificação do conflito israelo-palestiniano não resolverá as tensões políticas que estão na origem das disputas entre as partes. Após décadas de conflito, é urgente implementar todas as resoluções das Nações Unidas, como única solução viável para assegurar a autodeterminação e independência da Palestina, a coexistência pacífica dos povos israelita e palestiniano, bem como a segurança, a estabilidade regional e o desenvolvimento.

Acompanhe o nosso Trabalho.

subscrever newsletter