11 jul 2024 Fonte: Plataforma Portuguesa das ONGD Temas: Comunicação
A Plataforma Portuguesa das ONGD tomou conhecimento da exoneração da Presidente do Conselho Diretivo do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., Ana Paula Fernandes, tal como veiculado por vários órgãos de comunicação social durante a tarde do dia 11 de julho de 2024.
Desde a tomada de posse, a 17 de julho de 2023, a Plataforma Portuguesa das ONGD reconheceu em Ana Paula Fernandes a competência, a capacidade técnica, e o rigor necessários para desempenhar as funções para que foi nomeada. Ao longo do último ano, a Plataforma Portuguesa das ONGD manteve com a Presidente exonerada uma relação de trabalho cordial assente num diálogo construtivo e num espírito de colaboração mútua, que contribuiu de forma decisiva para aprofundar um caminho conjunto de construção de melhores soluções para os desafios das ONGD e do setor da Cooperação para o Desenvolvimento como um todo. A larga experiência acumulada pela Presidente exonerada aportou mais-valias significativas à capacidade de atuação do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., que a sua saída poderá comprometer.
A exoneração de Ana Paula Fernandes das funções de Presidente do Conselho Diretivo do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. é surpreendente, inesperada e constitui uma perda para a Cooperação Portuguesa. Os motivos que fundamentam a decisão são, por ora, desconhecidos.
Por isso, e em virtude de a nomeação de Ana Paula Fernandes ter decorrido na sequência da Proposta de Designação emitida no passado dia 27 de março de 2023 pela Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP), entende a Plataforma Portuguesa das ONGD que cabe ao Governo tornar públicos os termos que sustentam a decisão, bem como os passos que se lhe seguirão.