09 mai 2024 Fonte: Plataforma Portuguesa das ONGD Temas: Advocacia Social e Política, Sociedade Civil, União Europeia
No dia em que se assinalam os 74 anos da Declaração Schuman, e a um mês das eleições para o Parlamento Europeu, a Plataforma publica um Manifesto por um debate clarificador, pela democracia e pelo futuro.
O Manifesto é assinado por 45 Organizações da Sociedade Civil portuguesa e apela a todas as pessoas com intervenção no espaço público para que coloquem o debate sobre o futuro da União Europeia no centro da discussão. O amplo apoio que o manifesto reúne é um sinal claro de que a Sociedade Civil portuguesa está empenhada em defender e reforçar a democracia.
O apelo lançado pelo Manifesto é dirigido a responsáveis políticos, partidos, comunicação social e toda a sociedade civil, e tem como objetivo lançar as bases para uma discussão aprofundada sobre as opções que poderão ser seguidas nos próximos anos, bem como as suas implicações dentro e fora da União Europeia.
Vivemos hoje um momento repleto de desafios globais complexos e interligados. O Manifesto alerta, por isso, para o facto de que “mais de 2,4 mil milhões de pessoas vivem hoje em países onde a repressão da dissidência é feita com impunidade. São mais 450 milhões de pessoas do que em 2019, ano da última eleição para o Parlamento Europeu”. Ao mesmo tempo, “as condições de vida de milhões de pessoas tem vindo a degradar-se”, e "desde 2020, regista-se um aumento constante do fosso entre países do topo e do fundo da tabela de medição do Índice de Desenvolvimento Humano".
É face a este contexto que as organizações subscritoras do manifesto apelam a que o debate que antecede as eleições do próximo dia 9 de junho esteja centrado na “necessidade de responder às ameaças à Democracia, ao Estado de Direito, ao espaço cívico, aos Direitos Humanos e à Paz, bem como às soluções que permitam uma ação concertada em prol do desenvolvimento sustentável à escala global.”
Subscreva aqui o Manifesto por um debate clarificador, pela democracia e pelo futuro
Atualizado às 12h41 (09/05) com o número atualizado de entidades subscritoras