13 set 2019 Fonte: Plataforma ONGD Temas: Advocacia Social e Política, Sociedade Civil
Com a aproximação das eleições legislativas, marcadas para dia 6 de outubro, surge a oportunidade de trazer para o debate uma dimensão da política que nem sempre recebe a visibilidade necessária: qual é ou deverá ser o papel de Portugal no Mundo?
Num mundo em que as 26 pessoas mais ricas acumulam tanta riqueza quanto a metade mais pobre do planeta, em que apenas 4% da população vive em países com o espaço cívico aberto, em que em que o número de pessoas subnutridas continua a aumentar, e em que as alterações climáticas são uma realidade cada vez mais presente no nosso dia a dia e afetam todos e todas, é fundamental estarmos conscientes de que muitos dos maiores desafios que enfrentamos são globais, e é urgente agir para encontrar respostas para os problemas das pessoas a nível mundial e das regiões mais vulneráveis do globo. Portugal, através da sua política de Cooperação para o Desenvolvimento, tem um papel a desempenhar.
Precisamos de uma Cooperação Internacional que contribua efetivamente para o combate às causas estruturais das desigualdades a nível mundial, para a segurança humana das populações mais vulneráveis, nomeadamente os migrantes e refugiados, para a igualdade de género, para a promoção dos direitos humanos e da democracia, e para a urgente ação climática.
Precisamos que haja um comprometimento político com um aumento gradual e constante da Ajuda Pública ao Desenvolvimento, que está hoje longe de atingir a meta internacional de 0,7% do RNB para APD até 2030.
No sentido de apelar a um maior e melhor contributo de Portugal para um mundo justo e sustentável, a Plataforma Portuguesa das ONGD apresentará aos partidos que concorrem às eleições um conjunto de propostas para o setor do Desenvolvimento, que serão divulgadas no site da Plataforma na próxima semana.
Também a partir da próxima semana, e até aos dias que antecedem as eleições, a Plataforma desenvolverá uma campanha nas redes sociais com mensagens-chave sobre estas e outras questões, com o objetivo de contribuir para o debate e reflexão sobre o futuro do país e do mundo.