06 jan 2022 Fonte: Plataforma Portuguesa das ONGD Temas: Cooperação para o Desenvolvimento, Advocacia Social e Política

A publicação do Manifesto da Plataforma Portuguesa das ONGD no âmbito das eleições legislativas de 30 de janeiro de 2022 acontece a poucos dias do início da campanha eleitoral e elenca um conjunto de questões que, do ponto de vista das ONG de Desenvolvimento, devem ser consideradas por todos os partidos políticos. Face ao aprofundamento dos desafios globais provocado pela pandemia de covid-19 e à necessidade de encontrar respostas conjuntas que permitam combater os efeitos da propagação do vírus, é fundamental que os diferentes protagonistas assumam a importância de potenciar o papel Portugal no Desenvolvimento Global.
Em virtude da dissolução da Assembleia da República, o processo de construção da próxima Estratégia da Cooperação Portuguesa – cuja aprovação estava prevista para o final de 2021 – acabou por ser suspenso. Espera-se, por isso, que o início da próxima legislatura coincida com o retomar do processo. As eleições legislativas assumem, também por isso, uma grande importância na discussão sobre o futuro da Cooperação Portuguesa.
É neste contexto que a Plataforma Portuguesa das ONGD vai procurar obter compromissos concretos por parte de todas as forças partidárias. Num momento crítico como o que vivemos, importa alertar para a necessidade de robustecer a política de cooperação portuguesa de forma a garantir que ninguém fica para trás.
O Manifesto da Plataforma Portuguesa das ONGD no âmbito das eleições legislativas de 30 de janeiro de 2022 pode ser consultado abaixo.