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08 mai 2020 Fonte: Vários Temas: Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global

Ao final de quase uma década de existência de uma Estratégia Nacional de Educação para o Desenvolvimento - ENED, marcamos neste dia o lançamento do site dedicado à mesma. Para além de dar a conhecer o trabalho realizado por diversas entidades da Sociedade Civil e Públicas em torno da Educação para o Desenvolvimento, o site servirá para disponibilizar  recursos e conteúdos produzidos nos últimos anos e promover iniciativas futuras. Este é um passo importante para a criação de pontes e conexões entre intervenientes em ED na procura de um mundo mais justo e consciente.

Num mundo cada vez mais interconectado e interdependente, em que as pessoas são chamadas a refletir criticamente sobre o estado do planeta e da humanidade, e são convocadas a intervir civicamente com base nos princípios da coerência, cooperação, corresponsabilidade; equidade; igualdade; justiça social; não discriminação; participação e solidariedade, é essencial recordar e incentivar o trabalho que se tem desenvolvido em Portugal ao longo de vários anos em torno da Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global. 

A nível internacional a Educação para o Desenvolvimento tem uma história de 5 décadas, consubstanciadas em várias perspetivas conceptuais, que embora derivem de diferentes práticas e pensamentos, culminam no entanto num quadro de referência que é reconhecido em torno de linhas comuns por organizações internacionais de referência, tais como a Organização das Nações Unidas (ONU) e a União Europeia (UE), bem como por fóruns internacionais, compostos por vários tipos de atores, como o GENE — Global Education Network Europe. 

Em Portugal, o caminho da última década, viu passar por si duas Estratégias de Educação para o Desenvolvimento (ENED 2010-2016 e a ENED 2018-2022), fruto de um processo de construção conjunta entre várias entidades públicas e da sociedade civil e do reconhecimento nacional e internacional da sua relevância social, política e educativa. A ENED 2018-2022 é na verdade mais que uma estratégia, mas o resultado da consolidação de esforços conjuntos de diferentes atores em torno:
- do reforço da capacidade de intervenção em matéria de ED, através da capacitação de agentes educativos e de organizações e produção de recursos e conteúdos de ED;
- do alargamento do alcance e da qualidade de intervenção em ED na integração no sistema educativo, no fortalecimento da ED em contextos de educação não formal e no diálogo político e com os media;
- da afirmação da importância e promoção da transversalização da ED, particularmente no seu reconhecimento formal, na articulação a nível nacional e internacional, e na alocação de recursos adequados;
- e da consolidação da sua implementação, garantindo um modelo institucional apropriado e com competências, assegurando um sistema próprio de acompanhamento dos resultados e promovendo uma cultura de aprendizagem e avaliação interna e externa.  

A ENED 2018-2022 procura criar condições, através de um Plano de Ação subscrito por 16 entidades, para uma cidadania ativa, capaz de compreender e refletir criticamente sobre o futuro do Desenvolvimento do mundo, e de agir de uma forma multiplicadora e integrante, em todas as esferas da sociedade portuguesa. Cada vez mais existem evidências de que, no paradigma atual do Desenvolvimento, não é possível crescimento constante, mas evolução sustentável. E é neste compromisso que a ENED 2018-2022 deu mais um passo em frente, com o lançamento da plataforma eletrónica da ENED. Com um layout atrativo e uma navegação intuitiva, o novo website pretende consolidar a construção de uma memória documental da ED em Portugal, e facilitar a aproximação e articulação entre os diferentes agendes educativos de ED.

Agora é possível consultar, em qualquer lugar e hora, as ações planeadas e os vários tipos de recursos promovidos no âmbito da ENED, bem como acompanhar as notícias emergentes relacionadas com as temáticas da ED. 

Visite www.ened-portugal.pt
 

Acompanhe o nosso Trabalho.

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