02 fev 2020 Fonte: Plataforma Portuguesa das ONGD Temas: Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Consumo responsável / Comércio Justo
A campanha #Wardrobe Change foi lançada no final de janeiro e pretende promover uma reflexão sobre os impactos negativos da indústria têxtil, procurando identificar métodos de produção mais sustentáveis, alertar decisores políticos para a necessidade de termos leis ambientais e laborais mais rigorosas para este setor e sensibilizar consumidores para as consequências de um consumo cada vez maior de vestuário.
Todos os anos são produzidos, consumidos e desperdiçados cada vez mais produtos têxteis. Desde o início do século XXI a produção de vestuário mais do que duplicou e estima-se que 73% dessa produção acabe em aterros ou seja incinerada. Quanto maior é essa produção mais recursos naturais são consumidos, maior é a poluição provocada e mais direitos laborais são violados, principalmente em países onde a proteção de trabalhadores e trabalhadoras praticamente não existe.
Um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que integram a Agenda 2030, subscrita pelos 193 Estados Membros da ONU, implica exatamente um compromisso global de assegurar o consumo e a produção sustentáveis até final desta década (ODS12). Nesse sentido as empresas devem ser obrigadas a tomar medidas para prevenir e mitigar abusos dos direitos humanos e impactos ambientais negativos ligados à sua atividade.
Não há soluções fáceis para melhorar a sustentabilidade da produção e do consumo da roupa que vestimos. Mas os governos da União Europeia devem assumir a liderança na criação de leis que promovam esse caminho e as empresas podem investir muito mais em materiais e técnicas de produção verdadeiramente sustentáveis.
Esta é uma iniciativa do Projeto Europa no Mundo, que reúne 25 Organizações da Sociedade Civil de 15 Estados membro da União Europeia e que em Portugal envolve a Plataforma Portuguesa das ONGD e a CPADA – Confederação Portuguesa de Associações de Defesa do Ambiente.
Veja acima o vídeo de lançamento de campanha.