Data: 22 de fevereiro
Horário: 10h - 17h
Local: Museu de História Natural e da Ciência
PROGRAMA
10h - 12h30: Porquê Reparar? A experiência histórica do colonialismo e os seus efeitos
Ângela Coutinho, João Van Dunem, João Moreira da Silva, Miguel Cardina
14h - 15h30: O que é Reparar? O debate sobre história, memória e justiça.
Sheila Khan, Leonor Rosas, Pedro Schacht Pereira (online)
15h30 - 17h: E Portugal? Os caminhos da discussão sobre reparação no país
Anabela Rodrigues, Paula Cardoso, Miguel Vale de Almeida, Myriam Taylor
No dia 23 de Fevereiro, às 14h30, haverá ainda a Visita Aberta à Exposição “Desconstruir o Colonialismo, Descolonizar o Imaginário”, no Museu Nacional de Etnologia.
A visita será gratuita mediante inscrição prévia
Em Portugal, o debate sobre reparações históricas encontra-se disperso e numa fase inicial. O tema, mencionado de forma ambígua pelo Presidente da República em Abril de 2024 e prontamente rejeitado pelo Governo, originou acesas discussões no espaço público, que rapidamente pereceram. A criação de uma divisão simplista entre aqueles que são “a favor” e outros que são “contra”, gerando uma conversa superficial e divisionista, impediu a promoção de um verdadeiro debate construtivo e diverso sobre história, memória e os legados do colonialismo português. Por enquanto, estes debates encontram-se apenas nas margens, promovidos por associações, ativistas e investigadores a título individual.
Perante a inevitabilidade deste debate, que cresce pelo mundo e que irá bater à nossa porta com mais força, é essencial criar espaços e momentos que promovam conversas abrangentes sobre reparações, procurando soluções concretas para combater as desigualdades herdadas da era colonial.
Acompanhe o nosso Trabalho.
subscrever newsletter