menu

Data: 31 de julho
Horário: 11h30 - 13h
Formato: online

Para potenciar as interligações entre migrações e desenvolvimento, são fundamentais políticas públicas de acolhimento, integração e inclusão coerentes e articuladas. Essas políticas devem permitir que as pessoas migrantes realizem plenamente o seu potencial, devem proteger os seus direitos humanos e liberdades fundamentais, garantir a não discriminação a todos os níveis e criar condições de igualdade de direitos e deveres.

Estes esforços exigem uma ação coordenada e uma colaboração continuada entre vários intervenientes, setores e níveis de governação, que permita criar um ambiente favorável para as pessoas migrantes, em benefício destas e de toda a sociedade. E para isso são fundamentais espaços de debate e reflexão conjuntoa entre os vários atores-chave.

É neste sentido que a FEC e o IMVF, duas ONGD associadas da Plataforma Portuguesa das ONGD, estão a organizar a Mesa Redonda Migrações e Desenvolvimento: uma reflexão sobre contradições e tendênciasque conta com a presença de atores governamentais, instituições públicas, entidades setoriais e organizações da sociedade civil que trabalham a temática das migrações e desenvolvimento, onde será potenciada a troca de experiências e conhecimento, os desafios sentidos e propostas de ação, com vista à promoção de abordagens temáticas mais coordenadas e justas.

As reflexões geradas serão convertidas em recomendações a entregar ao Governo e aos organismos que tutelam a área.

O encontro vai contar ainda com a apresentação do Quadro de Ação para políticas coerentes, sobre Migrações e Desenvolvimento, elaborado pela investigadora Patrícia Magalhães Ferreira.

Mais informações aqui.

Todas as organizações que trabalhem o tema de forma mais ou menos direta são convidadas a juntar-se nesta conversa, bastando enviar e-mail a manifestar interesse para daniela.lopes@fecongd.org  (Daniela Lopes, FEC).

Acompanhe o nosso Trabalho.

subscrever newsletter