11 out 2024 Fonte: Plataforma Portuguesa das ONGD Temas: Advocacia Social e Política, Cidadania e Participação, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Sociedade Civil, Agenda 2030
A pouco mais de cinco anos do fim do prazo estabelecido para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Academia do Desenvolvimento procura dinamizar a discussão sobre o contributo da Sociedade Civil para um mundo mais justo e sustentável. A III Edição desta iniciativa promovida pela Plataforma tem data marcada para o próximo dia 29 de outubro, e acontecerá nas instalações da Fundação Cidade de Lisboa.
Os dados mais recentes sobre a implementação da Agenda 2030 mostram como o progresso tem vindo a abrandar desde 2020, ano do início da pandemia, destacando-se pela negativa os ODS2 (Erradicar a Fome), ODS11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), ODS14 (Proteger a Vida Marinha), ODS15 (Proteger a Vida Terrestre) e ODS16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes). De acordo com a ONU, apenas 17% dos ODS estão em linha com o esperado, enquanto mais de um terço estagnou ou retrocedeu.
Ao mesmo tempo, assistimos a um aumento das desigualdades entre os designados Norte e Sul globais: pela primeira vez neste século, o crescimento do PIB per capita nos países mais pobres é inferior ao das economias de rendimento elevado. Também em termos de Índice de Desenvolvimento Humano, os últimos dados divulgados pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), mostram como os máximos históricos registados nos países desenvolvidos contrastam com a incapacidade dos Países Menos Avançados recuperarem da queda provocada pela Covid-19.
É neste contexto, marcado ainda por desafios profundos ao direito internacional e ao sistema multilateral, que se realiza a III Edição da Academia do Desenvolvimento. Após as edições de 2018 e 2022, e poucas semanas depois da adoção do Pacto para o Futuro das Nações Unidas, a iniciativa pretende afirmar-se como um espaço de reflexão da sociedade civil em Portugal, e de capacitação entre pares em torno dos temas do desenvolvimento e da cooperação internacional. A Academia do Desenvolvimento é ainda um espaço de análise crítica construtiva, de elaboração de propostas políticas e de networking entre atores do desenvolvimento.
A III Edição da Academia do Desenvolvimento estará focada nos desafios que se colocam à implementação da Agenda 2030, e conta com um programa que inclui ainda temas como: a justiça intergeracional, o debate sobre a Localização do Desenvolvimento, a Coerência das Políticas para o Desenvolvimento, o papel da paz no desenvolvimento, a discussão sobre práticas responsáveis e éticas para uma boa governança das ONGD, entre outras questões.
Tal como aconteceu na edição anterior, a última sessão prevista no programa da Academia é a “matiné de histórias”. Neste espaço, contaremos com os testemunhos de quatro pessoas cujo envolvimento no setor do desenvolvimento se complementa entre si: o ativismo feminista de mulheres são-tomenses na diáspora; o ativismo pela justiça climática; o jornalismo como meio de intervenção social; e a defesa dos direitos dos migrantes e perseguição da Sociedade Civil.
A Sociedade Civil desempenha um papel crucial na construção de soluções para alcançar um futuro mais justo e sustentável. É neste espírito, centrado na necessidade de promover a justiça, a solidariedade, a cooperação e a boa governança, que se realiza a próxima edição da Academia do Desenvolvimento.
Conheça o programa completo da III Edição da Academia do Desenvolvimento aqui. As inscrições devem ser feitas através do preenchimento deste formulário.