menu

19 dez 2024 Fonte: Plataforma Portuguesa das ONGD Temas: Cidadania e Participação, Educação para o Desenvolvimento e a Cidadania Global

Decorreu em novembro mais uma edição da Semana da Educação Global (Global Education Week), uma campanha anual implementada pelo Centro Norte-Sul do Conselho da Europa, no âmbito do projeto iLEGEND III, financiado pela União Europeia e o Conselho da Europa. Sob o lema "Pessoas Conectadas por um Planeta Inclusivo", a campanha centrou-se nos pilares "Planeta" e "Pessoas", promovendo comunidades de aprendizagem para uma cidadania global ativa. O foco deste ano foram as relações de interdependência global, responsabilidade coletiva e o papel da educação na construção de um futuro mais justo e inclusivo. 

Portugal, cuja coordenação nacional da campanha é assumida pela Plataforma das ONGD, fez-se representar, entre outras atividades, pela nossa Associada Rosto Solidário que organizou dois eventos: um, intitulado "Construtores de Sustentabilidade", que teve por objetivo a promoção e integração entre ensino e prática profissional como base para uma verdadeira educação para o desenvolvimento sustentável e a partilha de experiências e recursos educativos; outro, intitulado “Living Rivers – Experiências, Iniciativas e Resultados”, visando fortalecer as redes de ação para a proteção dos rios e a sensibilização ambiental.

Educação Global: Um Caminho para a Justiça Social e Ambiental

A Educação Global, entendida como uma “educação que permite às pessoas refletir criticamente sobre o mundo e o seu lugar nele (…), entender, imaginar, esperar e agir para a criação de um mundo de justiça social e climática, de paz, de solidariedade, de equidade e igualdade, de sustentabilidade planetária e de compreensão internacional” conforme é proposto pelo GENE – Global Education Network Europe - na Declaração Europeia sobre Educação global até 2050, assenta no pressuposto de que a mesma é fundamental para a transformação das sociedades atuais. 

O modelo de desenvolvimento baseado na exploração intensiva de recursos naturais tem gerado desequilíbrios ambientais e sociais, impactando especialmente as comunidades vulneráveis. Catástrofes climáticas, migrações forçadas e conflitos decorrentes da escassez de recursos destacam a ligação estreita entre direitos humanos e proteção ambiental. A educação global é um instrumento essencial para promover o respeito pelos direitos humanos, diversidade, inclusão e uma vida digna para todos, agora e no futuro.

A campanha reúne decisores políticos, professores, educadores, estudantes e cidadãos, que celebrarem a educação global como uma ferramenta de criação de laços de solidariedade e transformação socais. Ao valorizar as contribuições de cada país participante, cujos eventos são igualmente um reflexo da diversidade de abordagens a nível nacional, a campanha procura criar soluções participativas para os desafios que enfrentamos como sociedade global.

Acompanhe o nosso Trabalho.

subscrever newsletter