No âmbito do programa DevHack4Impact - Soluções digitais para o Desenvolvimento, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Plataforma Portuguesa das ONGD organizam, em colaboração com o projeto “Por uma Europa aberta, justa e sustentável no mundo” o Workshop Virtual de Capacitação e Diagnóstico para a Digitalização das ONGD, a decorrer no dia 27 novembro, das 10h00 às 13h00.
Com o objetivo de capacitar as organizações da sociedade civil para darem respostas adequadas aos problemas inerentes à transformação digital e conseguirem acompanhar as tendências e as oportunidades que surgirão no futuro, as Entidades promotoras deste programa propõem a realização de um workshop de capacitação e de diagnóstico de necessidades de digitalização das organizações da sociedade civil do sector do Desenvolvimento Internacional em Portugal.
Esta iniciativa contará com a participação das ONGD, mas também de parceiros e atores relevantes do Desenvolvimento a nível nacional. O workshop terá uma componente formativa, ministrada por um especialista de referência, mas também um momento de diagnóstico de necessidades e de oportunidades digitais.
Desta forma, pretende-se traçar um panorama da realidade das organizações da sociedade civil e das necessidades identificadas que poderão ser de ordem organizacional, territorial ou temática.
Este workshop será desenvolvido no âmbito do projeto “Por uma Europa aberta, justa e sustentável no mundo”, relativo à Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, e culminará com o lançamento de um convite à apresentação de propostas, no qual as ONGD deverão descrever o desafio / necessidade / problema que pretendem solucionar e a forma como um investimento digital poderá ajudar a resolvê-lo.
Programa:
• Digitalização para o Desenvolvimento: definição, estratégias e princípios orientadores.
• Impacto das novas tendências na sociedade civil: a realidade portuguesa, em particular, e a transição digital nos PALOP e Timor-Leste.
• Desafios digitais e comunidades tecnológicas: o desenvolvimento de soluções digitais ao serviço das organizações da sociedade civil.
• Diagnóstico das necessidades e oportunidades das ONGD no mundo digital.
Facilitador:
Tiago de Matos Fernandes (Lisboa, 1973) é Advogado e Consultor de Desenvolvimento Internacional. Nesta qualidade, já participou na formulação e/ou execução de projetos financiados ou implementados por várias organizações multilaterais e bilaterais, em mais de 40 países.
Liderou a equipa de peritos responsável pelo desenho do projeto PASP PALOP-TL (2014-2018), financiado pela União Europeia e executado pelo Camões, I.P., e que teve como objetivo principal melhorar a capacidade Institucional de gestão e execução de estratégias de governo digital do espaço PALOP-TL. Foi também coautor do estudo comparado Promovendo a Transformação Digital dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor-Leste, publicado pela OCDE em 2018.
Colabora regularmente com ONGD portuguesas e internacionais, como consultor e formador, sendo atualmente Presidente do Conselho Consultivo da TESE - Associação para o Desenvolvimento, de cuja Direção foi sucessivamente Vice-Presidente e Presidente (2012-2017).
É licenciado em Direito e pós-graduado em Estudos Europeus pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e mestre em Estudos Africanos pelo ISCTE-IUL.
Acompanhe o nosso Trabalho.
subscrever newsletter