menu

O Programa Sustentar é um programa de apoio à sustentabilidade das Associadas da Plataforma Portuguesa das ONGD, que procura criar condições de acesso a informação sobre linhas de financiamento, e simultaneamente proporcionar uma oportunidade de aprendizagem que permita às ONGD ter candidaturas bem-sucedidas. 

A palavra sustentável, no latim sustentare, significa sustentar, defender, favorecer, conservar ou cuidar. Falar de Sustentabilidade, é hoje tão inevitável quanto indispensável: temos uma maior consciência do impacto das ações humanas no globo nas suas diferentes dimensões e interdependências; contamos com um enquadramento político, a nível global, que integra estas questões (e que a Agenda 2030 tornou claro); e temos mais capacidade de atuar sobre as causas que provocam as desigualdades e a “insustentabilidade”. 

Quando se aborda a questão da Sustentabilidade importa considerar uma tríade de dimensões - económica, social e ambiental-, entre as quais é indispensável haver um equilíbrio. Um dos problemas da falta de sustentabilidade coloca-se precisamente quando os desequilíbrios ocorrem. No caso das Organizações da Sociedade Civil, a sustentabilidade económica remete para uma situação financeira equilibrada e sólida, que permite a manutenção de projetos a longo prazo, e se encontra diretamente ligada ao planeamento estratégico, à gestão, à capacidade de adaptação e visão de futuro das organizações.

É neste contexto, e com a preocupação de fornecer todas as ferramentas para solidificar e potenciar a sustentabilidade financeira das suas associadas, que a Plataforma Portuguesa das ONGD criou o programa Sustentare.

O programa é desenvolvido no âmbito do Contracto Programa, estabelecido entre a Plataforma e o Camões IP, e conta com a parceria da Geofundos e da Fundação Calouste Gulbenkian. Esta iniciativa decorrerá entre março de 2021 e Abril de 2022.

Para mais informações sobre este programa contactar luciana.almeida@plataformaongd.pt.

Acompanhe o nosso Trabalho.

subscrever newsletter